GROFR - Grupo Os Feras da Rodagem


Onde a simulação é levada a sério!

Outubro Rosa | GROFR Brasil

By V.i.c.t.o.r.   |   04 Oct 2020 16:32 UTC | Updated on 23 Jul 2021 22:21 UTC

Todo ano no mês de Outubro você já deve ter reparado que a maioria das marcas mudam o seu logo para rosa, e acrescentam um lacinho da mesma cor ao lado. Cada vez mais vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, cujo objetivo é chamar atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

No mês 10 de todo ano monumentos e locais históricos são iluminados nos mais diversos tons de rosa, para que seja exposto ao mundo, a importância da luta contra o câncer de mama – responsável pelo maior número de mortes de mulheres em todo o mundo.

O certo seria que o ano todo fosse focado nessa causa, mas o fato de ter apenas um mês dando visibilidade ao assunto já o torna especial e necessário para a conscientização da população.

O que é o Outubro Rosa?

O outubro rosa é uma campanha de conscientização universal que tem como objetivo alertar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, através do diagnóstico precoce.

Neste mês, mulheres entre a faixa etária de 40 a 70 anos de idade são aconselhadas e estimuladas a fazer a mamografia – exame que pode detectar a presença de um nódulo cancerígeno. É uma prática muito simples e que pode salvar milhares de vidas.

Ele é um movimento internacional, que começou na década de 1990 no Estados Unidos para estimular a participação de todos no controle do câncer de mama. As campanhas geralmente são divididas em alguns eixos que podemos citar aqui:

  • Divulgar informações sobre o câncer de mama
  • Promover o conhecimento e estimular a atenção das mulheres
  • Investigação das alterações suspeitas no corpo da mulher
  • Recomendações nacionais sobre os benefícios e riscos da mamografia de rotina, para que a mulher possa decidir com mais segurança sobre a realização do exame
  • Atualmente e anualmente são realizadas várias atividades com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, compartilhar informações sobre o câncer de mama, e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para assim contribuir para a redução dos riscos da doença, consequentemente diminuindo a mortalidade.

Essa campanha é muito importante pois as chances de cura da doença aumentam muito, uma vez que o câncer de mama é detectado precocemente, por isso o movimento é necessário para tirar dúvidas e informar sobre todos os exames de prevenção para a mulher.

Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa brasileira em relação ao outubro rosa aconteceu em 2002 e foi a iluminação do monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. O evento aconteceu em uma data importante pois no dia 2 de outubro se comemorava os 70 anos de Encerramento da Revolução, o que tornou o rosa ainda mais especial.

O crédito dessa ação é de um grupo de mulheres simpatizantes com o outubro rosa e a luta contra o câncer de mama, que com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos iluminaram o monumento em alusão ao movimento.

Após esse feito, apenas 6 anos depois o movimento começou a tomar forma no país. Em 2008, diversas entidades iluminaram monumentos e prédios em determinadas cidades do Brasil, e ao pouco o país foi ficando rosa em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, entre muitas outras cidades.

Esse foi uma parte importante da luta contra o câncer de mama pois o símbolo mais importante do Brasil, o Cristo Redentor foi totalmente iluminado de rosa, em apoio ao movimento.

Dai em diante, se multiplicaram as ações sobre o outubro rosa em todas as partes do Brasil, levando informação e conhecimento para todas as mulheres e conscientização da doença de norte a sul, expandindo os propósitos da campanha.


Cuidar de sua saúde é um dos maiores atos de amor-próprio que você poderia praticar. Portanto, independentemente do diagnóstico deferido, lembre-se de que seu corpo é sua maior riqueza e merece ser tratado como tal, ou seja, nutrido com muito amor e com os cuidados necessários. Mantenha sua alimentação equilibrada, faça exercícios físicos com frequência e fique atento aos sinais que ele pode estar lhe dando. O simples ato da observação ao funcionamento do seu corpo pode salvar sua vida!

OR

Barra

Acompanhe a GROFR nos nossos canais de comunicação oficial clicando nos links abaixo:

Discord
Facebook
Instagram
YouTube
Twitch
TruckersMP VTC
Grupo no WhatsApp

GROFR


Comments

You must be logged in to comment on this news post.

Information


Tag: |GROFR|
Language: Portuguese
Created: 30 Aug 2019 15:03 UTC
Supported Games
Euro Truck Simulator 2
American Truck Simulator
DLCs Required: 0
Owner: Goiano BR
Members: 67
Recruitment: Open