GROFR - Grupo Os Feras da Rodagem


Onde a simulação é levada a sério!

Fevereiro Roxo & Laranja: juntos somos mais fortes

By V.i.c.t.o.r.   |   27 Mar 2021 11:56 UTC | Updated on 23 Jul 2021 22:21 UTC

Banner

bar

Por que Fevereiro Roxo & Laranja?

Há pouco tempo, para impelir o diagnóstico precoce das doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, foi instituída a campanha “Fevereiro Roxo“. Essas doenças possuem em comum o fato de não terem cura, mas têm sintomas e diagnósticos que não são iguais. O Fevereiro Roxo é uma campanha que tem por objetivo promover e incentivar o diagnóstico precoce de três doenças: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Seu fim é permitir que os pacientes tenham mais qualidade de vida mesmo ao conviver com alguma dessas condições. Dessa forma, quanto mais ágil for o exame e diagnostico e tão logo se inicie o tratamento, maiores são as chances de retardar o avanço da doença.

Já o Fevereiro Laranja intui conscientizar e manter em alerta sobre a leucemia. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de se fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente no ano de 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, a conta traduzida em gênero dizia que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres. O INCA ainda estimou que o ano de 2020 teria mais de 10 mil casos novos. Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema, além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea que nesse caso é de suma importância.

bar

Quais são essas doenças?

O Alzheimer atinge de forma geral os mais idosos. Por isso, o seu quadro clínico muitas vezes é confundido com sintomas normais da idade e assim, é posta como uma doença de difícil diagnóstico. A doença de Alzheimer evolui de forma lenta e gradual, assim, cada vez mais regiões do cérebro são afetadas. Entretanto, é possível tratar com terapia e medicamento e, assim, retardar os efeitos mais graves, principalmente quando o diagnóstico se dá ainda no estágio inicial.

Lúpus é uma doença inflamatória onde o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do organismo, dessa forma, afeta as articulações, pele, rins, cérebro e outros órgãos, causando febre, fadiga e dor nas articulações. É considerada uma doença autoimune, uma vez que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, tratando-os como invasores externos.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta no geral mulheres na faixa de idade de 30 a 60 anos. Mas não se engane, a síndrome pode surgir de forma prematura, inclusive na infância e na adolescência. Além disso, é necessário lembrar que a doença é hereditária. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. Sua principal característica é uma dor muscular crônica e geral que acompanha outros sintomas, como por exemplo, fadiga, alterações de sono, memória e humor. Assim como as doenças anteriores, de forma infeliz a fibromialgia não tem cura e a medicina pouco evoluiu em estudos que a entendem de forma completa no corpo humano. No entanto, com o diagnóstico correto e no tempo certo, pode-se apontar o tratamento mais adequado, que envolve tanto o uso de medicação quanto a prática de terapias alternativas, a exemplo de fisioterapia e acupuntura. Sendo assim, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente, sem dores.

A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos. Seu principal traço é o acúmulo de células doentes na medula óssea, ou seja, a leucemia é um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue. A leucemia pode ter a forma aguda ou crônica. Na forma aguda, as células se multiplicam de forma muito rápida, provocando a morte das células saudáveis na medula óssea e sangue. Já na forma crônica, as células se multiplicam de forma lenta e os sintomas podem demorar muitos meses para aparecerem. Esta forma também requer diagnóstico e tratamento específico, mas os sintomas são menos intensos.

bar

A GROFR apoia essa campanha e sempre vem orientando os nossos motoristas virtuais quanto à importância de nos cuidarmos para termos a condição de cuidar e ajudar o próximo!

Apoio

GROFR


Comments

You must be logged in to comment on this news post.

Information


Tag: |GROFR|
Language: Portuguese
Created: 30 Aug 2019 15:03 UTC
Supported Games
Euro Truck Simulator 2
American Truck Simulator
DLCs Required: 0
Owner: Goiano BR
Members: 67
Recruitment: Open